segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A FÉ QUE NÃO NOS SALVA

.



Os recortes em cima resumem uma notícia que aparece há dias nos jornais, com relevo mínimo. Se fosse verdade, só a descoberta de um disco voador no Terreiro do Paço teria maior impacto. Mas a conversa é fraca e estafada. Veio publicada num jornal chamado "Journal of Cosmology", cujo redactor chefe é um tal Chandra Wickramasinghe—co-autor do artigo—que já não é a primeira vez que "encontra vida extraterrestre". Aliás, parece ser o forte do jornal, embora sempre desmentido.
Tal como as coisas estão contadas, há muitas lacunas na investigação. O artigo é mais ou menos assim: um balão sobe na atmosfera até 28 km de altitude e, quando desce, tem uma alga unicelular que não estava lá quando subiu; consequentemente, só pode ter lá aparecido vinda do espaço. Elementar, caro Watson! O problema é que não está descartado com segurança que não estivesse lá antes de partir, ou que não houvesse contaminação à chegada.
O senhor Chandra Wickramasinghe é um militante da vida extraterrestre, com viés mental nessa matéria. Mais do que certeza científica na existência de alienígenas, o senhor Wickramasinghe tem fé. E não há nada mais traiçoeiro na ciência que a fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário