domingo, 22 de dezembro de 2013

軽よりコンパクトが良い理由

.
Avram Chomsky é judeu, professor de linguística no Massachusetts Institute of Technology e defensor de ideias originais sobre a linguagem.
Há séculos é ponto assente que as línguas são todas diferentes ou, dito de outro modo, cada língua é única e terá sido criada através da experiência acumulada e transmitida aos descendentes, com regras próprias, independentes de todas as outras. A capacidade de as usar é fruto exclusivo da aprendizagem—serão absorvidas passivamente do meio sem qualquer participação de quem as usa, cada uma com a sua gramática.
Chomsky não pensa assim. Independentemente das diferenças notórias entre elas, há um fio condutor comum em todas, fruto de capacidade mental do homem, cujo cérebro nasce com "regras gramaticais" congénitas. A linguagem será assim a expressão de uma potencialidade inata, posteriormente desenvolvida e moldada pela cultura. Por isso, haverá uma gramática universal que se encontra em todas as línguas. A aprendizagem—com as diversas diferenças—é feita em cima dessa capacidade da espécie. Somos o único ser que tem parlamentos porque não é da nossa natureza estar calados (digo eu, não Chomsky).
.

Sem comentários:

Enviar um comentário