quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

UM DUETO SINFÓNICO



.
Segundo o jornal "i", na semana em que o Zezito foi preso, procuradores do Ministério Público, agentes da Autoridade Tributária e o juiz de instrução Carlos Alexandre fizeram buscas numa agência bancária do Barclays no centro de Lisboa, onde o generoso amigo dele era titular duma conta. Com surpresa geral—ou talvez não, isso não diz o periódico—tomaram conhecimento que o senhor, além da conta, também tinha um cofre alugado. Aberto o dito, viram que era um cofre do tesouro da ilha dos piratas—continha um milhão de euros em dinheiro vivo.
Não é ilegal, nem tenho nada a ver com o facto de alguém guardar dinheiro vivo num cofre bancário. Mas estou como aquele português a quem apresentaram o embaixador espanhol em Lisboa, cujos apelidos eram Porras y Porras. Perguntado porque ficara surpreendido com o nome, disse que não era bem o nome que surpreendia, mas a insistência.
A mim também não é o dinheiro do cofre que espanta—é a insistência. Um milhão de euros em dinheiro vivo são, no mínimo, duas mil notas. A 5ª Sinfonia de Beethoven tem 70.359 notas, mas é para ser tocada por uma orquestra sinfónica. No caso vertente é apenas um dueto; mas um dueto capaz de tocar muitas mais notas de outras peças, incluindo sinfonias. Assim de repente, direi que tocam mais notas que todas as sinfonias de Beethoven juntas. Ai tocam, tocam!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário