quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA

A importância do aquecimento global tem sido exagerada por alguns cientistas e é urgente a divulgação honesta da incerteza das previsões sobre as alterações climáticas, disse hoje ao The Times o Prof . John Beddington, principal assessor científico do governo britânico.
Acrescentou que os climatologistas deviam ser menos hostis com os cépticos que questionam o aquecimento antropogénico e condenou a recusa dos cientistas de publicar os dados que suportam os seus trabalhos, acrescentando: os cépticos têm razão nalgumas discussões acaloradas ocorridas até agora. Não penso que seja saudável refutar o cepticismo; a Ciência cresce e melhora à luz do cepticismo.

A propósito, o jornal recorda o Prof. Phil Jones, director da University of East Anglia’s Climatic Research Unit, que foi demitido depois do escândalo levantado pela intercepção de correio electrónico trocado entre ele e outros colegas. Em resposta a uma pergunta, este Prof. Phil Jones disse: Temos 25 anos, ou isso, investidos neste trabalho. Porque havíamos de dar conhecimento público dos dados a quem tem por objectivo encontrar qualquer coisa errada?
Isto é, de todo, o mais rasca em matéria de Ciência - digo eu. Pois este senhor é um dos responsáveis pelo relatório do IPCC (Painel Internacional para as Alterações Climáticas da ONU) que serviu de base para a reunião de Copenhague! Ele e Rajendra Pachauri, presidente do IPCC e par de Prémio Nobel com Al Gore.

Sem comentários:

Enviar um comentário