sábado, 6 de março de 2010

A BOLA DE GELO

.
Em 1998, alguns geocientistas avançaram a ideia de que, há mais de 500 milhões de anos, a Terra era uma bola gelada de polo a polo, com 1 km de gelo a cobrir os oceanos. A Itálicovida enfrentaria condições grandemente adversas e hostis, o que teria tido papel importante no condicionamento da evolução.
A teoria não tem merecido grande atenção por parte da nomenklatura científica mundial. Mas o último número da revista Science inclui um artigo de Richard Kerr, de Harvard, em que são apresentadas provas da existência de glaciares nos trópicos mais de 100 milhões de anos antes daquela era. Não é bem a mesma coisa, embora ande lá perto. A Terra encarcerada em gelo? Talvez não. Mas...
Isto é, o clima do nosso planeta tem passado por situações complicadas. Foi literalmente um gelo e aqueceu, chegando ao calor de ananazes que temos hoje nas regiões tropicais. E sem a China a pôr em marcha uma central eléctrica a carvão por semana!!... Não digo que caminhamos, naturalmente e a passo lento, para a tropicalização da Antárctida, mas um bocadinho mais de calor global não cai muito fora do que já tem acontecido com muito pouco dióxido de carbono. Só os netos dos netos... dos nossos netos terão ideias mais claras sobre tal coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário