domingo, 25 de abril de 2010

25 DE ABRIL

No dia 25 de Abril de 1953, num artigo da revista Nature, é descrita pela primeira vez a estrutura, com dupla hélice, do ácido desoxiribonucleico (ADN), suporte do património genético dos seres vivos. A revelação foi feita pelo biologista americano de 24 anos Jim Watson, e pelo físico britânico Francis Crick, de 36, que explicaram como se faz a reprodução das células e como estas transmitem as características genotípicas e fenotípicas à descendência. Receberam o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1962.
O conhecimento da estrura do ADN foi fundamental para a Biologia actual. Recorde-se que a vida começou com o aparecimento da primeira molécula de ADN, pois o que a caracteriza é a capacidade de reprodução, coisa diferente de multiplicação. Na reprodução, o novo ser recebe as características do reprodutor por mecanismo bioquímico activo em cujo centro está o ADN.
ADN é vida, com capacidade de evoluir até ao Homo sapiens, que ufanamente se considera a obra suprema da biosfera. Presunção e água benta...

.

Sem comentários:

Enviar um comentário