sexta-feira, 23 de abril de 2010

CORRESPONDÊNCIA DE CHARLES DARWIN

.

Historiadores e investigadores coleccionaram já cerca de 15.000 (!) cartas escritas por, e para, Charles Darwin, com o propósito de melhor compreender o pensamento científico e a vida do cientista. Um dos seus correpondentes frequentes era Joseph Dalton Hooker, botânico que o ajudou a identificar muitas espécies recolhidas durante a expedição de Darwin no Hemisfério Sul, a bordo do navio Beagle. A página aqui reproduzida é de uma carta de Janeiro de 1844, para Hooker, e é um dos primeiros documentos em que Darwin fala da teoria da selecção natural (O livro On the Origin of Species foi publicado em 1859).
No local assinalado com o número 3, está escrito: ...as espécies não são (é como confessar um crime) imutáveis... Darwin estava consciente do impacto social, religioso e filosófico que ia ter a divulgação da sua teoria.
No ponto 2, refere ter lido “montes” de livros sobre agricultura e horticultura, nomedamente Malthus (An Essay on the Principle of Population), que pensava ser o crescimento da população humana condicionado pelos recursos alimentares, pensamento que Darwin estendeu aos animais e plantas.
Finalmente, no último ponto, manifesta reconhecimento pela colaboração que Lamarck deu à ideia da selecção natural, com o livro Philosophie Zoologique, mas é notório que Darwin não estava minimamente de acordo com a teoria lamarckiana da transmissão dos caracteres adquiridos - noutros escritos refere qualquer coisa como Deus me livre do absurdo de Lamarck.
A verdade é que investigações recentes mostram ser possível adquirir características e transmiti-las à descendência. A selecção natural será o principal factor da evolução, mas não se pode excluir de todo a hipótese de transmissão dos caracteres adquiridos, em que a epigenética, e não só, terá papel determinante.

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber oq tá escrito nas cartas

    ResponderEliminar
  2. Agora que fala disso, também eu gostaria de saber; e vou fazer uma pesquisa sobre tal matéria. Se encontrar alguma coisa útil, publicarei neste espaço. Tenho esperança que não seja muito complicado.

    ResponderEliminar