.
.
No ano de 1889, em 28 de Abril – faz hoje 122 anos – nasceu António de Oliveira Salazar. A 27 de Abril de 1928, 39 anos menos um dia depois, fez ontem 83 anos, tomou posse como Ministro das Finanças e só deixaria o poder em 1968.
A fotografia aqui em cima foi feita no acto da posse, na Sala do Conselho de Estado, onde proferiu o famoso discurso em que afirmou: “Sei muito bem o que quero e para onde vou, mas não se me exija que chegue ao fim em poucos meses”.Salazar já tinha sido Ministro das Finanças antes, por 13 dias apenas. Retirou-se por considerar não ter condições para exercer o cargo. Com a eleição do Marechal Carmona, e na sequência do fracasso do seu antecessor em conseguir um empréstimo externo – o problema é recidivante -, aceitou voltar, mas com condições especiais. À ditadura militar impôs a ditadura financeira, resultando no equilíbrio das contas públicas mais cedo do que tinha feito crer.
Na altura não havia FMI, nem FEEF, nem BCE e outras modernices, prontes. E, também, José Sócrates ainda não tinha nascido, felizmente.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário