segunda-feira, 4 de abril de 2011

TERRA PLANA E BARCOS MAIS PESADOS QUE A ÁGUA

.
Richard Thaler é investigador da Universidade de Chicago e autor de várias obras de sucesso. Está a preparar um livro e, para tal, fez circular por numerosos intelectuais uma pergunta que, depois de traduzida, é mais ou menos assim: "A Terra plana e o mundo geocêntrico são exemplos de convicções científicas erradas em que se acreditou durante muito tempo. Pode indicar qual é o seu exemplo favorito e porque pensa que se acreditou nele?"
As respostas são dezenas. Escolhi uma: a de Haim Haraki, ex-presidente do Instituto de Ciência Weizmann (na fotografia), de que transcrevo o essencial:
"A Terra é plana e o Sol anda à volta dela pela mesma razão que uma maçã é mais fortemente atraída pela Terra que uma folha, pela mesma razão de que se juntarmos 20% a uma quantidade e tirarmos depois 20% chegamos ao número inicial, e pela mesma razão de que um barco é mais pesado que a água. Tudo conceitos que parecem correctos e estão errados. O tempo que leva a verificar o erro é um problema de história e cultura. As religiões têm a ver com isso, tal como a Psicologia, o medo em relação à Ciência, e muitos outros factores. Penso que não existe um parâmetro que determine porque, e como, se verifica o erro".
Conversa curiosa esta. Pode chegar ao site “EDGE”, para ler mais, clicando aqui.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário