domingo, 29 de abril de 2012

ZEUS, LEDA E TÍNDARO

.
.
.
Leda era rainha de Esparta, casada com Tíndaro. Um dia Zeus, o Deus, encarnou num cisne e violou Leda. Nessa precisa noite, Leda teve relações matrimoniais e ficou grávida. Gerou dois ovos de um dos quais nasceram Castor e Clitemnestra. Do outro nasceram Polideuces e Helena, que viria a ser de Troia. Os dois primeiros irmãos eram mortais. Helena e Polideuces eram e são imortais: ainda devem andar por aí.
A lenda de Leda é clássica e inspirou Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo que pintaram Leda e o cisne. As obras dos dois mestres perderam-se, mas há mil e uma versões de vários pintores e escultores quase tão célebres como Leda e Tíndaro: Rubens, Veronese, Boucher, Tillier e por aí fora.
Serve isto para dizer que estava a fotografia da cena de Zeus feito cisne e Leda, esculpida no Século XVI e fotografada pelo célebre Derrick Santini, exposta numa galeria de Mayfair, em Londres, quando entrou a polícia metropolitana escandalizada e mandou tirar dali aquela pouca vergonha mitológica. 
Felizmente, um informador da polícia disse depois que o caso não foi considerado crime e, sendo assim, ninguém foi preso. Tudo está bem quando acaba bem.
.
- Em cima, a fotografia do escândalo e, à direita, a versão pintada por Rubens.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário