quinta-feira, 31 de julho de 2014

CONSIDERAÇÕES CÓSMICAS RELATIVAS AO BES

.

A imagem incluída no quadrado pequeno, superior e inclinado corresponde a uma enorme galáxia à distância de 9,6 mil milhões de anos/luz de nós. Significa que aquela luz  saiu de lá há 9,6 mil milhões de anos e só agora chega à Terra—tempo próximo da idade do universo, com 13,7 mil milhões de anos.
A imagem clara que se vê por cima dela corresponde a outra galáxia mais pequena, a 10,7 mil milhões de anos/luz que está para lá da primeira e por trás. Conseguimos vê-la porque a mais próxima actua como lente que desvia a radiação na nossa direcção—é o chamado efeito de lente gravitacional (não garanto que se chame assim em português)—ver figura em baixo.
As duas galáxias pertencem a um grupo chamado IRC 0218 e a maior tem massa superior a 180 mil milhões de vezes a massa do Sol.
Os números referidos servem para mostrar que o prejuízo do Banco Espírito Santo, com Ricardo Salgado superiormente no timão, são uma insignificância cósmica—isto porque se ouve por aí falar em prejuízo astronómico. Um exagero!
.

A imagem reproduzida no início é do telescópio Hubble, mas tem uns retoques dados por mim. Espero que a NASA não processe "O Dolicocéfalo" pelo plágio e pelo abastardamento.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário