terça-feira, 25 de novembro de 2014

SER TOSCO

.

Aguiar-Branco, Ministro da Defesa, foi a Timor fazer não sei quê, provavelmente uma trampa inconsequente. Aguiar-Branco—bem como qualquer outro ministro português—não devia ir a Timor enquanto os timorenses não reconhecessem a má educação e primarismo, para dizer o mínimo, revelados na forma como expulsaram magistrados portugueses que ali se encontravam em missão de cooperação. Um acto claro de hostilidade se fosse praticado por gente decente. Felizmente, não foi o caso. Xanana Gusmão é tosco e tem bebido pouco chá ao longo da vida—talvez, só tuaca.
Interrogado por um jornalista sobre se aproveitara a oportunidade para pedir desculpa ao Ministro português, respondeu agastado: "Eu ofendi Portugal? Acha que eu ofendi Portugal? Acha que eu ofendi Portugal?”.
Naturalmente que, segundo os parâmetros encefálicos de Xanana, a coisa não teve a mínima importância e ele não ofendeu ninguém—foi tudo matéria trivial. Mas as coisas ensinam-se e ensinar Xanana era uma boa forma de cooperar com Timor.
O mal é que o Governo português come e cala e, mais dia menos dia, vem outro arroto mal cheiroso de Díli. Somos muito amigos, mas devagar! Vai ser malcriado para o raio que te parta.
.

2 comentários: