domingo, 31 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
.
Fragata holandesa (Sec. XVI)
.

O COMPASSO

.
.
Tamengos, 31-03-2013
.

ESTOCOLMO

.
.

sábado, 30 de março de 2013

NÃO HÁ PALAVRAS !

.
.

BOAS NOVAS DE CHIPRE !

.
.
Que mais irá nos acontecer?
.

SOCIAL-FASCISMO

.

.

sexta-feira, 29 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
.
"Blue Jacket"
.

SOYUZ TMA-08M

.
.
Imagem do lançamento, ontem, do foguetão Soyuz TMA-08M do cosmódromo no Casaquistão. Levava a bordo a equipa da Expedição 35 à Estação Espacial Internacional, composta por dois russos e um americano. Espantosamente, levou apenas 5 horas para acoplar à Estação, menos que uma viagem de avião de Londres a Nova-Iorque. Segundo informação oficial, tal resultou do facto de não fazer tantas órbitas, como habitualmente, antes de acoplar (uma órbita completa da Estação leva cerca de uma hora e meia).
.
.

CHEIRA MAL - TAL E QUAL !

.
A governação de Passos Coelho falhou em toda a linha. Este já só se aguenta no poder porque não há à vista qualquer alternativa credível.
A equipa de Coelho, Portas e Gaspar, não só não conseguiu tirar o país do beco para onde Sócrates nos tinha atirado, como ainda piorou a situação.
As finanças públicas estão num caos. Há milhares de empresas a fechar, o desemprego é galopante. Os mais pobres passam fome, a classe média extingue-se. A coligação PSD-CDS não reduziu a despesa com as estruturas inúteis do estado. Não se baixaram sequer as rendas das parcerias, como preconizava o memorando com a troika. [...]
.
Assim começa a crónica de Paulo Morais, com o título "A Reviravolta". Vale a pena ler porque está lá quase tudo sobe a actual situação de Portugal. Clique neste link para o texto completo.
.
(Texto recebido de J. Castro Brito)
.

CITANDO

.

O "Correio da Manhã", aparentemente, sentiu-se atingido com a conversa do Zezito na RTP, que tive o prazer de não ouvir. Digo isto porque o director do jornal, Octávio Ribeiro, escreve hoje o seguinte:

Como prova a investigação da PJ e do Ministério Público de Aveiro, em matéria de liberdade de imprensa, José Sócrates não tem currículo, tem cadastro.

No mesmo jornal, a respeito das tricas do PS com o Governo, João Pereira Coutinho termina assim a crónica:

Quando se tem a soberania suspensa, brincar aos governos (e às oposições) diverte a populaça. Mas não comove os patrões de Berlim. 

O OVO DO COLOMBO

.,

A ave elefante morreu. Finou-se e desapareceu de vez, num processo semelhante ao do Sporting. Não vivia em Alvalade, mas em Madagáscar e há escritos do Século XVII que ainda falam dela. Era enorme e, consequentemente, os ovos também.
Um desses ovos, completo e sub-fossilizado, vai ser vendido no próximo mês em Londres, pela Christie's. O preço é módico e acessível: começa em 35.000 euros. Já viram a omelete que aquilo dá? Barato!!!
.

PALÁCIO DA AJUDA

.
..
Vê-se também a Igreja da Memória, segundo penso
Lisboa, 28-03-2013
.

Ó GLÓRIA DE MANDAR, Ó VÃ COBIÇA

.

Lê-se no jornal "i": O presidente do executivo madeirense, Alberto João Jardim, afirmou hoje que o actual Governo se manterá em funções no caso de um eventual chumbo do Tribunal Constitucional a normas do Orçamento de Estado porque tem “apego ao poder”.
É verdade! O Governo tem apego ao poder! Quem o diz é Alberto João Jardim, com o cu colado à cadeira do poder na Madeira há 35 anos.
Para falar de apego ao poder, ninguém melhor que Jardim, com conhecimento académico, sobretudo cum saber de experiência feito. Como o venerando ancião do Restelo, recordamos-lhe a glória de mandar, a vã cobiça desta vaidade a quem chamamos Fama. E deixando Camões de lado, digo eu a Jardim que vá para o raio que o parta mais a conversa dele.
.

quinta-feira, 28 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
.
"Malborough"
.
Construído por Robert Duncan and Co., foi lançado em 1876. Era um clipper com casco de aço, 69 m de comprimento, 11 m de boca e 6,58 m de calado que deslocava 1.124 toneladas.  Em 11 de Janeiro de 1890, partiu de Lyttleton, na Nova Zelândia, com destino a Londres e nunca mais foi visto, provavelmente afundado por um iceberg no Cabo Horn. Levava 29 tripulantes e um passageiro, todos desaparecidos.

A VERDADE OCULTA


..
(Recebido de J. Castro Brito)
.

[ex] CITAÇÃO

.
.


O 'PINGO' DE BARTOLOMEU DIAS

.
.
(28-03-2013)
.

VOLTA BORDALO

.

O Governo de Passos Coelho tem muita qualidade. Tanta que até o PS e o PCP dizem coisas certas quando falam dele, o que é um fenómeno cósmico. Referindo-se às inspiradas declarações de Coelho, quando declarou que "o Tribunal Constitucional, assim como todas as restantes instituições nacionais, deverão ter sentido de responsabilidade neste momento do país", um tal Junqueiro do PS opinou que o Governo está "numa estratégia propositada para se estampar com o Tribunal Constitucional para depois se desculpar com alguma coisa". O estilo não é brilhante, mas a substância está perfeita.
Chegámos ao ponto de pressionar o Tribunal de forma descarada: Coelho há dias disse que o chumbo do Orçamento pelo Tribunal pode produzir efeitos muito piores que a simples demissão do Governo—imaturidade careca, a que vamos estando habituados neste País gerido por fedelhos, para usar a expressão de Medina Carreira.
Mas o tal Junqueiro, num dia intelectualmente orgásmico, ainda acrescentou: "O Primeiro-Ministro deveria antes ter feito um esforço para não fazer orçamentos do Estado inconstitucionais. Se eventualmente ele se baseia nos conselhos do seu ministro coordenador do Governo e no seu ministro das Finanças, é natural que as inconstitucionalidades aumentem a ritmo galopante". Tal e qual! E pelo Junqueiro não vai nada?!!!...
.

TARIK BEN ZIYAD

.
.
O navio da Marinha de Guerra Marroquina "Tarik Ben Ziyad" zarpa de Lisboa e faz-se ao mar
(28-03-2013)
.

NÃO É O INFERNO

.
.
Não é o Inferno, mas parece. Foi há 6 dias. O Sol é uma estrela inquieta que não dá descanso aos astrónomos. Sofre de meteorismo digestivo e a cada passo arrota, com vossa licença. Sempre foi assim, mas agora vê-se melhor. Desta vez "amandou" um arco de plasma solar para as nossas ventas que durou quatro horas. Foi lindo, diz quem assistiu. Veja o filme aqui em baixo.
.
.

ASSIM VAI O MUNDO

.
.
Clique na imagem e siga o mundo segundo a segundo—muito interessante.
(Colaboração de Francisco Carvalho)
.

AS CHARLAS

.

Ouço que o Vale e Azevedo da política falou ontem na RTP. Não vi, não ouvi e não li nada sobre o que disse: não estou interessado.  E porque não estou interessado? Porque as perguntas—estava na cara—seriam frouxas e, mesmo não o sendo,  as respostas antecipáveis. Por exemplo, "deixei o Benfica naquele estado por culpa do Presidente da República e porque não aprovaram o PEC IV". Não: não era isso que eu queria dizer—estou a fazer confusão com o Vale e Azevedo. O que queria dizer era: Vivo em Londres à custa da família que me ajuda muito, dum empréstimo bancário para financiar o curso que não consegui fazer porque não meto dente naquela marmelada, e porque vendi parte dum banco que lá tinha a um artolas inglês. Ou foi em Paris? Ou era o Vale e Azevedo? Já não sei, nem interessa isso porque a ordem das personagens é arbitrária. Pode mesmo meter-se o conjunto na mesma equação, embora o resultado seja diferente. Em duas equações, vai tudo para a cadeia. Com uma só equação, um vai de cana e o outro faz charlas na televisão. O teste da maçonaria é como o do algodão: mostra sempre o lixo.
.

LA CAMPEONA

.
.
(Colaboração de Gaspar Cirne de Castro)
.

TURISMO DE QUALIDADE

.
.
Lisboa, 28-03-2013
.

O ZÉ

.
.
Lisboa, 28-03-2013
.

quarta-feira, 27 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
..

DICIONÁRIO DO DIABO

.
ESOTÉRICO, adj.—Particularmente abstruso e consumadamente oculto. As antigas filosofias eram de dois tipos—exotéricas, as que até os filósofos conseguiam perceber alguma coisa; e esotéricas, as que ninguém percebia. Foram as últimas que influenciaram mais profundamente o pensamento moderno e tiveram maior aceitação no nosso tempo.
.

PYONGYANG DE CHINELOS


.
.
Os líderes da Coreia do Norte são uma ternura. Lavam tão facilmente o cérebro aos indígenas, que já se esqueceram como é um cérebro normal. No meio da farroncada militarista dos últimos tempos, não param de mostrar feitos guerreiros da Pátria do Querido Líder Kim Jong Un. Por exemplo, a imagem mostrada em cima, publicada pela agência noticiosa oficial lá do sítio e que mostra um alegado exercício anfíbio, com numerosos e modernos hovercrafts a despejar na praia valorosos e sempre invictos soldados da terra dos Kims. Só que o Photoshop é tão rasca como o regime político. Reparem nas linhas pretas tracejadas e paralelas da imagem de baixo, mostrando claramente que a posição das embarcações é igual; nas setas vermelhas a apontar o mesmo reflexo da luz em todas as embarcações: e no tratamento mais que careca da espuma da água assinalada por setas brancas. O modelo do hovercraft das gloriosas forças armadas da Coreia é o "Copy and Past" e o jornalismo é de bueiro.

VIVER NA CHINA

.
.
(Fotografia recebida de Arnaldo Valente)
.

DISCURSO DIRECTO

.
Sobre e admissão de Silva Carvalho nos serviços da Presidência do Conselho de Ministros



Henrique Neto:

“É uma vergonha. Isso é um caso tão vergonhoso, que é impensável. Pelo menos, evidencia que há uma coincidência de interesses. Ou que o primeiro-ministro tem responsabilidades ou, até, muito provavelmente, o ministro Miguel Relvas tem responsabilidades naquilo que aconteceu nos Serviços de Segurança da República.”

"Isso não deve ter sido feito inocentemente."

António Capucho:

"Em política, o que parece é, e isto parece imenso”.

“Eu não conheço a envolvente jurídica, mas alguém que está envolvido como ele nos problemas que conhecemos, que sai da função pública ou de um organismo do Estado para ir para a iniciativa privada, e, agora, de repente, tem a capacidade legal—ao que parece—de regressar à função pública e, ainda por cima, ser colocado no coração ou na cabeça da Administração Pública, na Presidência do Conselho de Ministros, sinceramente, não percebo como é que isso é possível”.

O editor d' "O Dolicicéfalo":

"Ia o Silva soprar no trombone? É uma trampa portuguesa à espanhola. A espanhola é a arapuca brasileira, para apanhar pássaros artolas descendentes do Viriato. Eh, eh, eh...
.

S. PETERSBURGO

.
.
Igreja da Ressurreição de Cristo
(2004)
.

O RIO VOADOR

.

.
O Rio Amazonas, com a maior bacia de drenagem do mundo—7.050.000 km2—corresponde a um quinto do fluxo fluvial de toda a Terra.  Além desse fluxo, outro mais importante corre no ar: as árvores da Amazónia absorvem água do solo e lançam milhares de milhões de toneladas de vapor de água por dia no ar, constituindo um "rio aéreo" mais importante que o terrestre. Esse vapor forma nuvens que levam água fresca a toda a América Latina. É o ciclo da água king size.
Clique numa das imagens em cima e veja um pequeno vídeo apresentado em inglês muito claro (aliás, nem é preciso entender a apresentação para compreender o filme)
Ignore a publicidade inicial que é curta (30 segundos) e veja em full screen (fundamental!), abrindo-o nas setas divergentes, sobretudo a partir dos 55 segundos.
.

terça-feira, 26 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
.
"Sovereign of the Seas"
.
Construído em Inglaterra em 1637, tinha 70 m de comprimento e estava equipado 
com forte artilharia—um dos mais poderosos navios de guerra do mundo de então.
.

S. PETERSBURGO

.
.
Igreja da Ressurreição de Cristo
(2004)
.

GRANDE NEBULOSA DA ORION

.
.
A Grande Nebulosa da Constelação Orion encontra-se numa zona de formação de muitas estrelas cuja radiação ilumina o pó e os gases cósmicos, dando o belo efeito desta imagem, obtida pela combinação de registos de vários observatórios. Encontra-se a 1.500 anos/luz de distância e, para pessoas treinadas, é visível a olho nu, naturalmente sem o lindo efeito aqui mostrado.
..

TÍTULO DO DIA

.

(Crónica de Eduardo Oliveira Silva in jornal "i")
.
Mas não fica por aqui a hilariedade:
A respeito de um comentário anónimo, outro leitor pergunta:
Ó anónimo, tu és burro recente, ou já nasceste assim?
.

WHERE IS WALLY ?

.
..
.

SUBSCREVO

.
.

HELSÍNQUIA

.
.
Catedral
(2004)
.

DEMÓCRITO & RUSSELL

.


Bertrand Russel disse um dia que Ciência é o que se conhece, Filosofia o que não se conhece. O dito cheira a boutade depreciativa, tosca e rasteira sobre a Filosofia. Não é.
Russel faz parte duma selecção de físicos quânticos que se distinguiram, ou distinguem, também na Filosofia, como Stephen Hawking, Steven Weinberg, Lisa Randall e outros. Aliás, não surpreende o facto porque se trata de gente muito próxima da origem e formação do cosmo, dos quais se pode dizer, parafraseando o título dum livro de Randall, que batem todos os dias à porta do Céu. É gente que caminha no fio da navalha, na posição exacta da linha de fronteira entre o conhecido e o desconhecido.
O que se considera consensualmente conhecido é património da Ciência embora, pela própria natureza desta, seja provisório e aberto à correcção. O que mora para lá desse património é desconhecido e objecto de especulação racional—ou seja, filosófica—mais fácil, convidativa e esclarecida para quem vive no reino do conhecimento científico. É assim a Filosofia moderna e, como tal ocupa-se do que não se sabe, nas palavras de Russell.
A questão do livre arbítrio, de que falei há dias, é um bom exemplo. O homem decide o seu comportamento livremente, ou é condicionado—parcialmente ou de todo—por factores genéticos e ambientais? Abordar um questão destas a partir da Filosofia clássica, ou da Religião, é perigoso, sem apoio de estudo genético, das neurociências, da Sociologia.
Receando  fazer afirmação arriscada, parece-me que deve ser a Ciência a coordenar a Filosofia, como começou no tempo embrionário das duas disciplinas, na antiga Grécia. A separação pacífica por mútuo acordo não ocorreu há muito tempo, mas vem-se revelando improdutiva. E a Ciência está a retomar o controlo filosófico, como convém.
.

VELEIRO SEM VELA É ÁRVORE SEM FOLHA

.

.
"Gorch Fock"
Lisboa, 26-03-2013
.

segunda-feira, 25 de março de 2013

OS GRANDES VELEIROS

.
.
"Cromdale"
.
Clipper de 1.900 toneladas, construído com casco de aço em 1890, foi lançado em 1891. Fazia transporte de algodão da Austrália para Inglaterra. Em 25 de Maio de 1913, no meio de cerrado nevoeiro, encalhou ao largo da Cornualha e acabou. Ainda são visíveis ali os destroços do navio.

S. PETERSBURGO

.
.
Igreja da Ressurreição de Cristo
2004
.

DIJSSELBLOEM ! ! !

.
.
Tem o nome que merece

Um metro é o comprimento de um pêndulo com meio período de um segundo—leva um segundo a ir duma extremidade do curso à outra extremidade (um período é a viagem de ida e volta)—ou a décima milionésima parte do meridiano terrestre ao longo de um quadrante, o que significa a distância do Equador  ao Polo Norte. Uma trapalhada convencional que fazia falta para comprar nastro e chita e para marcar as balizas nos campos de futebol, pronto. Mas porquê essa distância e não cem vezes o perímetro da cabeça de Vítor Gaspar, ou duzentas vezes o comprimento do pé do Zezito? Sim, porquê?
Em boa verdade, há uma ou várias razões. O metro é uma unidade adequada ao homem: grosseiramente duas vezes o tamanho duma criança e metade dum adulto. Anda tudo por aí. Um gigante jogador de basquete, afinal, tem apenas mais 10 a 15% que um cidadão  médio e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça tem, na pior das hipóteses, só menos 20% que Cavaco Silva.
O problema do metro nasceu quando a ciência—que o inventou—começou com voos largos, a olhar para o universo. A distância daqui a Neptuno em metros ou múltiplos  é uma coisa assim como o esternocleidomastoideu do Vasquinho no exame de Anatomia. Aí, o H. sapiens inspirou-se e inventou outra unidade: a distância média da Terra ao Sol, a que chama unidade astronómica, em linguagem esternocleidomastoideia igual a cento e quarenta e nove  mil, quinhentos e noventa e sete milhões, oitocentos e setenta mil e setecentos metros—um nadinha comprido. Agora imaginem-se a comprar chita com esta unidade: claramente complicado, mas não impossível. Diria à balconista, passe a brasileirada: quero a décima cagasésima parte duma unidade astronómica de chita—ih, ih, ih...
Então, e a distância daqui à Galáxia NGC4414? Queriam saber a que distância está em unidades esternocleidomastoideias? Não brinquem, porque não posso ficar aqui até amanhã à noite a escrever isso em metros, ou em unidades astronómicas. Apenas posso dizer que um ano/luz é a distância percorrida pela luz durante um ano, que a luz anda a cerca de trezentos milhões de metros por segundo, que um ano tem trezentos e vinte e dois milhões e seiscentos mil segundos e que a Galáxia NGC4414 está a sessenta milhões de anos/luz da Terra—agora é só fazer as contas, como diria Guterres. Um horror: acho que essas coisas nem deviam saber-se.
Imaginem então que a unidade de comprimento ou distância era o tamanho da pata de uma formiga. Encontram isso complicado? A mim não parece mais complicado que o metro. Por exemplo, o comprimento de onda da cor vermelha anda pelos seiscentos e tal nanómetros, sendo o nanómetro igual a 0,0000000001 metros. Como se vê, a pata da formiga poderá ser pequena para comprar chita, mas é enorme para medir o comprimento de algumas ondas e incomensuravelmente desmedida para medir quarks. E esta?
Afinal em que ficamos? Ficamos em que tudo é relativo. Por isso a Física de Newton, sendo  tosca, serve para estas escalas de unidades da chita e do nastro, mas não serve aos físicos quânticos que andam às voltas com coisas de fazer a pata da formiga parecer a distância daqui à Galáxia NGC4414. O mesmo que falar de Benfica e Sporting e por aí fora, incluindo o défice português versus a minha conta bancária que está em risco por causa da estupidez do senhor Dijsselbloem para quem não há pachorra—nem para ele, nem para o nome dele— blá, blá, blá! Eh, eh, eh...
E pela UE não vai nada?...
.

ESTÓNIA

.
.
Templo Ortodoxo (Tallinn)
(2004)
.

NÃO ACERTA UMA

 .

.
Nenhuma no cravo e todas na ferradura!!!
.