quinta-feira, 12 de junho de 2014

É O INSTINTO, ESTÚPIDO !

..
..
Nos últimos anos, narcotraficantes mexicanos mataram centenas de pessoas para garantir as rotas do transporte da cocaína. Na Colômbia, torturaram milhares de camponeses e incendiaram as suas propriedades com o fim de garantir terreno para produção de droga. Nos dois casos, os bandidos não se satisfazem com lucros de 10 milhões ou 100 milhões de dólares—muitas vezes mais—e envolvem-se em iniciativas que frequentemente os transformam nos homens mais ricos do cemitério ou da prisão.
Os grandes empresários arruínam compulsivamente a saúde com o stress de conseguir maiores lucros a fim de avolumar fortunas cujo volume já não tem qualquer utilidade prática para eles. Coisa semelhante acontece com políticos, com membros de tribos envolvidas em conflitos étnicos e por aí fora, num cortejo de estupidez que dava para encher um livro maior que a Bíblia.
O homem moderno—dito Homo sapiens—consegue dominar a natureza, muitas doenças, grandes distânciasfazendo do longe pertoe muito mais, mas não controla a ambição. Não obstante ter o cérebro mais evoluído da biosfera, capaz de raciocínio abstracto, o córtex cerebral é dominado pela influência das áreas instintivas, activas quase todo o tempo. As regiões mais antigas e interiores do cérebro regulam o instinto e  as respostas automáticas, com papel importante na preservação do organismo. São responsáveis por actos praticados sem analisar as consequências da acção. Corremos e fugimos quando nos sentimos ameaçados não em consequência de um plano racional, mas automaticamente. E o controlo desse comportamento instintivo exige muito treino e raramente é perfeito. O aviso "Não Estabeleça o Pânico" só funciona quando não há qualquer razão para pânico.
Estamos na fase evolutiva em que—provavelmente—o comportamento humano é 50% racional e 50% instintivo. Já foi muito pior noutros hominídeos. E há esperança que melhore. O Sol durará ainda cerca de 4,5 mil milhões de anos e a vida na Terra um pouco menos. Considerando a evolução verificada desde o Australopithecus afarensis, de há 3,5 milhões de anos até agora, acho que podemos estar optimistas—narcotraficantes, empresários desumanos, políticos sem escrúpulos, governantes corruptos e, já agora, capitalistas usurários de que tanto fala o Dr. Soares, têm os dias contados. Dentro  2 ou 3 milhões de anos, talvez um pouco mais, terão sido varridos do planeta pela evolução darwiniana e ver-nos-emos livres deles. Que fartura!!!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário