quarta-feira, 16 de julho de 2014

GENEALOGIA GENÉTICA

.


A revista "The Scientist" publicou há menos de uma semana um artigo intitulado "DNA Ancestry for All", sobre a geneologia genética. Além dos métodos clássicos de investigar e identificar os antepassados de cada um, existe agora o recurso da análise do ADN e do ARN.
Há nos Estados Unidos 3 firmas que se dedicam a esses estudos, cujos preços variam, dependendo do que se quer saber, mas que começam no 99 dólares (cerca de €73,00).
O estudo pode confirmar ou infirmar se há algum parentesco com gente falecida há anos—desde que se disponha de material das pessoas—e avaliar o património genético em termos globais, isto é, se há no genoma indicação de origens etnográficas mais ou menos exóticas, seja orientais, ocidentais, esquimós ou bosquímanas.
A ideia tem pernas para andar, como tem mostrado a procura dos serviços dos laboratórios, mas o que me chamou a atenção no artigo foi a imagem que o encabeça: o mapa do mundo no chão em frente ao Padrão dos Descobrimentos em Lisboa, oferecido a Portugal pela África do Sul. Afinal, Portugal é um País de mestiçagem.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário