quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CIÊNCIA QUASE OCULTA

.
A Terra circula à volta do Sol, toda a gente sabe! Mas haverá coisas que alguma gente não sabe. Por exemplo, a que velocidade e quantos quilómetros anda por ano, ingloriamente. Ingloriamente porque, depois de tão grande caminhada, volta ao ponto de partida, isto é, não vai a lado nenhum!
É impressionante mas a Terra, na sua fé giratória, percorre quase mil milhões de quilómetros num ano: é muito quilómetro! Feitas as contas, a velocidade é de 1.100 km por hora, para mais, o que corresponde ao número assustador de 30 km por segundo! Não se percebe qual é a pressa, mas que a Terra tem pressa, não há dúvida.
E o trajecto não é circular, coisa geralmente sabida. Quando está no ponto mais próximo do Sol, o periélio, encontra-se a 147.055.000 km do forno. No afélio, o ponto mais distante, está a 152.141.000 km; ou seja, a distância média é de 149.597.870 km, valor a que os astrónomos chamam de Unidade Astronómica (UA) por razões que só eles sabem quais são. Portanto, a variação da distância ao Sol durante o ano chega a ser superior a 5 milhões de quilómetros, o que corresponde a 3,4% duma UA.
Naturalmente, as dimensões do astro rei parecem diferentes quando visto “de longe” ou “de perto”. Não devemos tentar comprovar isso porque não é muito saudável para os olhos. Mas os astrónomos encarregam-se de o fazer com fotografias, como as que se observam na figura. Não é muito grande a diferença, mas há diferença, prontes.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário