sábado, 1 de setembro de 2012

BLITZKRIEG

.


Às 4 horas e 45 minutos da madrugada do dia 1 de Setembro de 1939, fez há horas 73 anos, o cruzador alemão "Schleswig-Holstein" abriu fogo sobre a guarnição polaca do Westerplatte Fort, na actual Gdansk, protagonizando a primeira operação militar da II Guerra Mundial, que viria durar cerca de 6 anos. Quase simultaneamente, 62 divisões germânicas da Wehrmacht e 1.300 aviões da Luftwaffe iniciaram o ataque à Polónia.
Em 3 de Maio, Hitler tinha ordenado aos generais que preparassem a operação, mas os militares não a consideravam oportuna, dada a necessidade de reforçar a frente Ocidental. O envolvimento a Leste enfraquecia ainda mais as fronteiras de Oeste por onde a França e a Inglaterra poderiam atacar. Mas o Führer acreditava que a Polónia cairia rapidamente no papo, após um ataque relâmpago—blitzkrieg—e que, nem Chamberlain, nem Daladier—primeiros-ministros de Inglaterra e França—se iriam envolver porque eram líderes indecisos, fracos e cagarolas. Queriam tratados de paz, conversa fiada, blá, blá, blá; tudo menos guerra. Era a jogada do rapaz Adolfo.
No mesmo preciso dia, às 8 horas da manhã, a Polónia pediu ajuda militar à Inglaterra e à França, dada a velocidade com que os alemães entravam no seu território, apoiados por vagas demolidoras de bombardeamentos aéreos e pelas divisões blindadas. Nem os aliados ocidentais previram que a eficácia germânica fosse assim—caíram de cu. Ainda esperaram que Adolfo fosse sensível aos seus apelos para se moderar, mas nada! E só no dia 3 de Setembro, às 5 horas, declararam guerra à Alemanha nazi. Estava iniciada a mais sangrenta guerra da humanidade—até hoje...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário