sábado, 26 de janeiro de 2013

FALA COMIGO

.
A esmagadora maioria dos homens fala. As mulheres ainda mais. E porque fala toda essa gente? Está na cara que foi porque aprendeu com os pais, os professores, os amigos, as empregadas da creche e por aí fora. E os chineses? A mesma coisa! Há muita maneira de falar e, embora todos os grupos se entendam, as falas são completamente diferentes. São absorvidas do meio por simples imitação, para comunicar.
Será assim? Provavelmente não!!! Embora as línguas usem sons e grafias diversas, e tenham regras sintácticas próprias, parece que as grandes linhas do desenho de todas elas é semelhante. As gramáticas, em linhas gerais, são muito parecidas. Isto será resultado do homem―a mulher ainda mais―ter capacidade inata de falar apurada pela selecção natural. A aprendizagem da fala será só a instalação de software no hardware da “caixa dos pirolitos”. Como esse hardware é igual―ou quase―em todo o mundo, a estrutura das línguas não pode diferir muito.
A fala é uma aptidão inata própria do homem, diz Avram Noam Chomsky, professor no Massachussetts Institute of Technology e respeitado especialista em linguística. O Homo sapiens é o único animal que fala porque, quando nasce já virá à espera que lhe instalem um programa para o efeito―às vezes, até mais do que um. 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário