domingo, 17 de fevereiro de 2013

MALAQUIAS DE ARMAGH

.

Diz-se que o próximo Papa vai ser o último. É o que terá escrito S. Malaquias na famosa profecia dos papas. Malaquias foi bispo de Armagh (Irlanda) no Século XII e, alegadamente, terá sido autor duma profecia sobre os papas futuros, quando se encontrava em Roma de passagem, onde teve uma visão.
De acordo com ela, o próximo e último pontífice será  Pedro II. Termina assim a profecia, relativamente ao último Papa: "Pedro Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. Passadas estas, será destruída a cidade das sete colinas e o tremendo Juiz julgará o seu povo. Fim". Fim será o fim do caminho, não de Tom Jobim, mas do mundo—não fica claro se é só o fim da Terra, se o fim do universo.
Quanto à profecia, os investigadores chegaram à conclusão de que foi forjada por interesses políticos que queriam colocar o Cardeal Simoncelli de Orvieto na Cátedra de Pedro, "indicado pelo Espírito Santo" mediante o dístico "De antiquitate urbis". A falsidade da profecia evidenciou-se depressa pois foi eleito Papa não Simoncelli mas o Cardeal Sfondrate. Instrumento  claro de desonestidade política, não merece qualquer crédito.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário