terça-feira, 8 de outubro de 2013

O REGRESSO DA GUIDINHA

.

As redacções da Guidinha voltaram, após um período sem a alegria de ler semanalmente o Dr. Soares no DN. Hoje é sobre o 5 de Outubro e começa muito bem. Assim:

Deixou, com o atual Governo, de ser feriado. Pudera, este Governo não é republicano, pois exclui os valores republicanos tanto quanto pode e não dialoga com o povo. Ora, sem o povo não há República e muito menos quando se celebra o aniversário de janela fechada para não se ouvirem as vaias. Mas ouviram-se. E de que maneira. Porque a polícia, que também é povo, infelizmente é treinada para espancar quem os chefes mandam e, assim, grita e bate em quem protestar. De qualquer modo, as vaias dirigidas ao Presidente da República e ao primeiro-ministro ouviram-se bem mesmo com a janela fechada na sala do município. E os espancamentos policiais - e a prisão de um inocente que foi libertado a seguir - multiplicaram o barulho e ouviu-se bem. Todo o País soube o que se passou. Seria melhor a janela não estar fechada... Mas a verdade é que nem se dignou a ver e a inaugurar a exposição sobre Raul Rego. Blá, blá, rebabá, rebabá.

São 1.700 palavras destiladas e vertidas com capricho e muita lucidez, em estilo camiliano. Rigorosamente a não perder, como diria Mário Crespo.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário