segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TAL E QUAL

.
A CGTP reuniu com o Ministro da Administração Interna para conversarem sobre a manifestação do dia 19 na Ponte sobre o Tejo. O ministro fez saber à Central que a manifestação não pode realizar-se ali, porque não há condições de segurança. Os sindicalistas acham que há e anunciaram que continuam "a mobilizar, organizar e apelar aos trabalhadores e à população em geral para que participe na concentração que está marcada para a Praça da Portagem".
Não sei se há condições de segurança, ou não, nem estou interessado em saber. Mas sei que, a continuarem as partes na mesma atitude, vai haver borrasca, o mesmo que bordoada da grande. Ou seja, violência policial, excesso de repressão, comportamentos lamentáveis de energúmenos estranhos aos organizadores da manifestação com a máscara do V de vendetta, cavalos a correr, meninas a aprender, rebabá.
A pergunta é: não será isto que se pretende? Lembram-se das manifestações na ponte quando Cavaco era Primeiro-Ministro, e de como aquilo começou a deitar abaixo o Cavaquinho?
Diz-se que a História não se repete. Marx afirmava que se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. Mark Twain achava que não se repete, mas rima. Também há quem opine que se repete, mas o homem não aprende nada com isso. Eu acho que se repete e vai dar muita pancada.
Para a História, a minha opinião—que seguramente fica para a dita— será assim: Na Praça da Portagem, a História repete-se, a primeira com porrada e as outras tal e qual.  
.

Sem comentários:

Enviar um comentário