domingo, 10 de junho de 2012

AFINAL, EM QUE FICAMOS?

.
Esta sexta-feira, Barack Obama disse, nos Estados Unidos, que a Economia Americana não está bem e que é preciso tomar medidas para acelerar o crescimento.
Como?, pergunto eu na minha surpresa de europeu de um país em austeridade! Ouvi bem? Como disse, senhor Obama?
Depois de tantos biliões de dólares injectados pelo Tesouro americano numa política de estímulos à economia com dinheiro criado pela FED? Afinal a economia americana não cresce o suficiente com essa receita?
.
Assim começa um artigo de opinião publicado ontem à tarde por José Gomes Ferreira, Subdirector de Informação da SIC. Os economistas, como já referi, são os oráculos  da era moderna. Oráculos, ou oraculogistas, porque ainda não entendi se, como intermediários  entre os deuses e nós, falam directamente pelas bocas divinas, ou se desempenham também a função de desencriptar as mensagens de Apolo, normalmente em cifra. Seja como for, é bom ouvi-los para perceber como conseguiram por-nos a todos de tanga. Uma coisa é certa, como decorre deste artigo: os oráculos ou oraculogistas não se entendem e são cata-ventos; ou seja, mudam tranquilamente de opinião quando percebem que fizeram asneirada. José Gomes Ferreira, que também é economista, conhece-os.

Pode ler o artigo completo aqui, ou aqui. Aproveito para agradecer a J. Castro Brito, que me enviou o link para a matéria.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário