sábado, 4 de abril de 2015

DEITAR CEDO E CEDO ERGUER

.

É conhecido o anexim deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Benjamin Franklin dizia deitar cedo e cedo erguer dá saúde, riqueza e saber. E um artigo de 1999 na revista "Psychological Science", intitulado "The Morning MoralityEffect" (O Efeito Moral de Madrugar), conclui que o comportamento ético tem melhor qualidade de manhã cedo e vai piorando ao longo do dia.
Contudo, as coisas parece não serem tão nítidas assim, embora possam andar lá perto. Sunita Sah, especialista do comportamento na Universidade de Georgetown, tem uma teoria diferente, considerando que o sono é um ritmo circadiano, com horas próprias determinadas pelo relógio biológico interno, influenciado pela alternância do dia e da noite. E a sensibilidade do relógio biológico é diferente de pessoa para pessoa, do que resultam diferentes cronotipos na população. Cada cronotipo é estável, embora tenha discretas variações com a idade.
Assim, há pessoas/aves madrugadoras que funcionam melhor manhã cedo, incluindo no que à ética diz respeito, e corujas, activas à noite, e por isso com melhor fitness mental e ético só mais tarde. De qualquer modo, parece que a tendência para a trafulhice é sempre maior depois do pôr do Sol. Cuidado!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário