domingo, 22 de janeiro de 2012

"HMS VICTORY"

.
.
A figura em cima representa o que se pensa como era o navio britânico "HMS Victory", o mais poderoso navio do Século XVIII, com 90 m, e antecessor do "HMS Victory", navio almirante de Nelson.
Naufragou em 1744 durante uma tempestade, morrendo todos os seus 1.000 ocupantes, incluindo o almirante Sir John Balchin, perto das Ilhas do Canal, no Canal da Mancha. Levou para o fundo um tesouro em moedas, avaliado em 500 milhões de libras, proveniente de Lisboa e correspondente a ouro apresado a navios inimigos pela frota inglesa.
Em 2008, a empresa americana Odyssey Marine Exploration descobriu os destroços do navio a cerca de 100 km do local onde se pensava ter naufragado. Recuperou um canhão que comprovou tratar-se efectivamente do vaso de guerra. No fundo do mar foram também recuperadas duas âncoras, uma chaleira de cobre e lastro de ferro.
Agora, foi autorizada a tentar recuperar os destroços todos, sob a supervisão da Maritime Heritage Foundation.

No caso da tentativa ter êxito, tudo quanto é armamento e equipamento do navio será para o Ministério da Defesa britânico, para exposição em museus. Qualquer tesouro encontrado será propriedade da empresa Odyssey Marine Exploration.
A recuperação tem sido dinamizada pelo deputado britânico Lord Lingfield, descendente do almirante Sir John Balchin. Será uma operação com grande interesse histórico para estudo do equipamento e armamento dos navios da armada inglesa da época. Curioso o facto do tesouro ser proveniente de Lisboa que, pelo visto, era uma espécie de centro de concentração das pilhagens que os ingleses iam fazendo pelos Sete Mares!
.

2 comentários:

  1. Com certeza é ouro do Brasil que Portugal
    deve ter pago suas dívidas com os ingleses.

    ResponderEliminar
  2. De acordo com os textos consultados, era ouro aprisionado por navios ingleses e depositado provisoriamente em Lisboa. Não há referência a dívidas aos ingleses, nem a ouro do Brasil.

    ResponderEliminar