Tecnicamente, a electricidade é chamada energia secundária por ser gerada a partir de outras fontes, nomeadamente combustão de gás, petróleo e carvão; centrais hidroeléctricas e nucleares; e geradores eólicos e solares, principalmente. O peso de cada fonte varia de país para país. Nos Estados Unidos, a maior parte da energia eléctrica ainda é produzida a partir do carvão. Seguem-se o gás natural e o nuclear, quase na mesma percentagem, as centrais hidroeléctricas e finalmente outras fontes (ver gráfico).
.
.
A importância da combustão de carvão, com quase metade da energia eléctrica gerada a partir dela, é preocupante, considerando o efeito poluente que daí resulta. E pior ainda porque se estima que a diminuição das emissões de CO2 pelas centrais a carvão será apenas de 30% até 2030.
A dificuldade em aumentar a produção eléctrica a partir de fontes renováveis resulta dos problemas que estas levantam na distribuição, obrigando à construção de redes pequenas e numerosas, economicamente inconvenientes. A distribuição a partir de menos e grandes centrais diminui substancialmente o custo.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário