.
O Sol contém 99,85% da massa de todo o Sistema Solar. É suficientemente grande para incorporar o resto do Sistema: o diâmetro é 10 vezes superior ao de Júpiter, o maior planeta, e o volume é 1.000.000 de vezes superior ao da Terra.
É composto por hidrogénio (75%), hélio (23%) e outros elementos (2%). Produz quantidades inimagináveis de energia no interior através da fusão do hidrogénio e produção de hélio (o átomo de hidrogénio tem apenas um protão e o do hélio tem dois). A temperatura no centro aproxima-se dos 16 milhões de graus Celsius e, na superfície é de cerca de 6.000.
Roda na mesma direcção dos planetas, mas mais rapidamente no equador que nas outras latitudes. O equador dá uma volta completa em 25 dias e, na latitude de 70 graus, a volta demora 35 dias.
Estima-se que tenha 4,6 mil milhões de anos de idade e estará a meio da esperança de vida. Quando chegar ao fim, irá expandir-se, engolirá a Terra, e acabará por explodir originando uma “nova” (não tem massa suficiente para tornar-se “supernova”). O remanescente do Sol original dará origem a uma estrela anã. Eventualmente, morrerá.
.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário