quarta-feira, 7 de maio de 2014

PSICOPATA ? TALVEZ !

.
Psicopata é o fulano com personalidade caracterizada em parte por comportamento antissocial recorrente, ou por diminuição da capacidade de empatia/remorso ou ainda atitudes de dominância desmedida. É mau? Pior que péssimo? Depende! O professor de Psicologia de Cambridge Kevin Dutton acha que pode não ser e escreveu um livro sobre isso intitulado "Guia do Bom Psicopata para o Sucesso". Tal e qual!
Segundo Dutton, os bons membros das forças especiais, os melhores cirurgiões, advogados de barra, se a expressão é correcta em português, gerentes financeiros e por aí fora têm todos traços psicopatas. O psicopata, ainda segundo Dutton, não tem medo, tem excepcional e rara capacidade de concentração num objectivo, pouca empatia com o meio humano envolvente e muita autoconfiança. É rude e importa-se pouco com o que pensam dele.
Naturalmente, diz Dutton, não tem todas essas características na mesma quantidade. Há múltiplas possibilidade de associá-las em percentagens variáveis. Se usarmos como exemplo um quadro de controlo de música, com cavilhas para regular o volume, os agudos e graves e por aí fora, os psicopatas não têm as cavilhas todas reguladas para o máximo. O resultado depende de uma boa e bem feita mistura.
Clique aqui e veja se é também psicopata.

Nota—O sargento Andy McNab, herói SAS, é co-autor do livro.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário