terça-feira, 1 de julho de 2014

LEMBRAM-SE DE GORBACHEV ?

..

Nasceu a 2 de Março de 1931 na região de Stavropol, filho de camponeses. Aos 14 anos, juntou-se à Juventude Comunista (Konsomol). Bom aluno, ganhou uma bolsa para estudar Direito na Universidade de Moscovo. Aí encontrou Raíssa Titorenko, com quem casou.
Terminados os estudos, regressou a Stavropol, onde trabalhou no Komsomol. Em poucos anos, ascendeu a Secretário-Regional, ao mesmo tempo que subia na hierarquia do Partido Comunista. Em 1971, foi nomeado para o Comité Central e, em 1980, tornou-se no mais jovem membro de sempre do Politburo e colaborador de confiança  do que viria a ser líder soviético, Andropov. Este morreu 15 meses após iniciar funções, sucedendo-lhe Chernenko, também falecido pouco tempo depois.
Dada a necessidade de escolher um líder mais novo, Gorbachev foi nomeado Secretário-Geral, vindo a distinguir-se pelas reformas introduzidas no Partido com a Glasnot (abertura) e a Perestroika (reforma económica).
Uma das áreas mais visíveis da actividade política de Gorbachev foi a das relações com os Estados Unidos, nomeadamente nos acordos de redução dos arsenais nucleares. Pelas iniciativas na política internacional, recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 1990.
Entretanto, os movimentos a favor da democracia na Europa de Leste tornaram-se incontroláveis e, sem o apoio da União Soviética, os regimes caíram sucessivamente.
A tensão dentro da União Soviética cresceu e, no Natal de 1991, Gorbachev  resignou e a União deixou de existir formalmente.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário