.
Amanhã é dia de Super-Lua, o que significa ser dia da maior de uma das três maiores Luas-Cheias do ano; isto porque a lua-Cheia coincide com o perigeu, ou seja, o período em que a sua órbita está mais próxima da Terra. Mas não era disso de que queria falar.
Já reparou que a Lua-Cheia é maior quando nasce, ou seja, quando ainda está próxima do horizonte? E que é mais pequena depois de estar alta no céu? Reparou?!!! Reparou mal porque não é verdade. É ilusão, como se explica no vídeo.
Próxima dos objectos terrestres, parece maior. Sem objectos próximos, parece mais pequena. Repare na ilusão com os círculos do mesmo tamanho rodeados de círculos maiores ou mais pequenos.
E, já agora, reparou que a Lua-Cheia, quando nasce, é mais vermelha e depois vai ficando mais branca, à medida que sobe acima do horizonte? Reparou? Reparou bem—está certo. Quando está junto da linha do horizonte o trajecto da luz através da atmosfera é maior e a radiação mais filtrada; e como o comprimento de onda do vermelho é o menos filtrado, por ser maior, essa cor chega-nos em maior abundância. À medida que sobe e o trajecto da luz através da atmosfera diminui, vai ficando—relativamente—com menos vermelho e mais das outras cores do espectro da radiação visível. Isso mesmo.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário