terça-feira, 12 de agosto de 2014

TONE INSPECTOR

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A imagem é a de pianos em gestação na fábrica da Steinway®, em  LaGuardia,  Queens, onde "nascem" 1.500 por ano. Não nascem dois iguais—são todos diferentes.
No piano, como é sabido, a pressão nas teclas acciona martelos que batem em cordas e estas, ao vibrar emitem som. Mas não é esse o som que ouvimos—ele é transmitido à caixa de madeira e esta vai modificá-lo. Todo este processo pode ser manipulado; por exemplo, alterando as características da superfície percutora dos martelos com vernizes e outros métodos, alterando as características da caixa em ângulos especiais e por aí fora. Esse trabalho é feito por especialistas que preparam pianos para o Jazz, para a música de câmara, ou o que seja. Não são afinadores—isso é outra coisa. São reguladores do tom, ou expressão parecida (tone inspectors).
Actualmente, usam-se recursos electrónicos, mas não é a mesma coisa. O fruto da engenharia do som dificilmente substitui o cérebro humano.
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Se quiser acompanhar o podcast com a leitura do conteúdo, pode fazê-lo aqui. 
(a transcrição da conversa começa aos 55 segundos)
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