.
.
A imagem é a de pianos em gestação na fábrica da Steinway®,
em LaGuardia, Queens, onde "nascem" 1.500 por ano.
Não nascem dois iguais—são todos diferentes.
No piano, como é sabido, a pressão nas teclas acciona
martelos que batem em cordas e estas, ao vibrar emitem som. Mas não é esse o som
que ouvimos—ele é transmitido à caixa de madeira e esta vai modificá-lo. Todo
este processo pode ser manipulado; por exemplo, alterando as características da
superfície percutora dos martelos com vernizes e outros métodos, alterando as
características da caixa em ângulos especiais e por aí fora. Esse trabalho é
feito por especialistas que preparam pianos para o Jazz, para a música de
câmara, ou o que seja. Não são
afinadores—isso é outra coisa. São reguladores do tom, ou expressão parecida (tone inspectors).
Actualmente, usam-se recursos electrónicos, mas não é a
mesma coisa. O fruto da engenharia do som dificilmente substitui o cérebro humano.
.
Se quiser acompanhar o podcast com a leitura do conteúdo, pode fazê-lo aqui.
(a transcrição da conversa começa aos 55 segundos)
.
(a transcrição da conversa começa aos 55 segundos)
.
Sem comentários:
Enviar um comentário