segunda-feira, 29 de julho de 2013

O 'BOTAFOGO'

.
.
O "Botafogo" na conquista de Tunes 
(em primeiro plano, em baixo à esquerda)

O galeão "São João Baptista", mais conhecido por "Botafogo", foi na sua época—diz-se—o mais poderoso navio de guerra do mundo. Construído em 1534, deslocava cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 canhões de bronze, tendo tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por "Botafogo".
Participou em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes. Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal e pediu especificamente o "Botafogo". Nessa batalha, era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.
O "Botafogo" liderou o ataque a Tunes e foi o seu esporão que conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo então à armada cristã a conquista da cidade.
Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, razão porque ganhou também a alcunha de "Botafogo", incluída depois no nome como apelido passado aos descendentes.
Mais tarde, quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, recebeu da Coroa Portuguesa terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por "Botafogo".
A chegada da família real portuguesa ao Brasil e à cidade em 1808, mudou totalmente a vida de "Botafogo". De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que o procuravam para nele construir as residências. É por esta razão que existe hoje o famoso bairro nobre na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro com o nome de "Botafogo"!
.
(Com colaboração de J. Castro Brito)

Sem comentários:

Enviar um comentário