quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

BELLOTTO

.
.
Esta pintura"Grande Canal"é de Bernardo Bellotto que viveu entre 1722 e 1780. Reproduz uma cena de regata de gondoleiros venezianos, muito semelhante ao quadro "Regata no Grande Canal", que se vê em baixo, do mais conhecido pintor de Veneza, Canaletto (1697-1768). O ponto de vista é diferente, pois a cúpula da Igreja de S. Simeone Piccolo fica à direita, enquanto no quadro de Canaletto está à esquerda. É possível que Bellotto o tenha pintado depois da morte de Canaletto, mas diz-se ser dos anos 40 do Século XVIII.
.

2 comentários:

  1. Vi no outro dia um documentário (num canal francês) em que um visitante de um museu veneziano dizia ser impressionante e talvez único no mundo, ao sair, ver uma paisagem de uma cidade imutável em relação a uma pintura vista há 10 min antes, mas que datava de há três séculos! Talvez fossem estas pinturas!
    Um abraço
    PMasson

    ResponderEliminar
  2. É verdade o que conta. Veneza, tendo as comodidades modernas, não se abastardou com obras de presidentes de câmara parolos e sem senso. Ainda não construiram um "shopping" no meio da Praça de S. Marcos!

    ResponderEliminar