sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GEOMETRIA HIPERBÓLICA !

.

O médico canadiano William Osler disse um dia: "Em ciência, o mérito vai para a pessoa que convenceu o mundo, não para a que teve primeiro a ideia". Em 1858, o matemático alemão Möbius descobriu a banda que tem o seu nome, simultaneamente com outro matemático alemão, Johann Benedict Listing, que ninguém sabe quem é. Newton—um sacana!—desenvolveu o cálculo, ao mesmo tempo que, e independentemente de Wilhelm Leibniz e ficou com os louros do feito. Charles Darwin concebeu a Teoria da Evolução pela selecção natural ao mesmo tempo que Alfred Russel Wallace, e este é menos conhecido que Boaventura Sousa Santos.  O húngaro Janes Bolyai e o russo Nikolai Lobachevsky conceberam a Geometria Hiperbólica (gostava de saber o que é) na mesma época e só o primeiro é famoso. Porquê isto? Porque os famosos convenceram o mundo. Mas também apararam os ataques da sociedade, como Darwin.
Em boa verdade, o que impressiona nestes casos é o facto de, em matérias tão complicadas, haver mais de uma pessoa a tratar delas em simultâneo, sem saber que há outros a fazer o mesmo. Não tem explicação, especialmente nas épocas em que aconteceram. Hoje há a rádio, a televisão, a Net, o correio electrónico, o site arXiv.org, rebabá, e é mais fácil saber o que andam a fazer alguns janotas lá por Silicon Valley ou Harvard e meter o nariz nos assuntos deles. Mas, há um ou dois séculos, parece bruxedo!...
Só Mark Twain, com o sentido prático conhecido, foi capaz de explicar o fenómeno. Dizia ele que, quando chega o tempo do barco a vapor, o homem vaporiza. Tal e qual—fica explicado!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário