sexta-feira, 19 de julho de 2013

O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO . . .

.

Quando lê esta frase é presente, pensa o leitor. Mas agora, ao ler o que escrevo neste preciso momento, o tempo da leitura da frase anterior já é passado. O presente é agora, até começar a ler o que segue. Uma coisa é certa: o passado está fixo, o presente move-se e o futuro não existe—está em aberto. Isto cria a ideia de que o tempo existe e se move como uma flecha em direcção à incerteza do futuro; e que não anda para trás. Mas, provavelmente, é uma ilusão tal ideia.
As leis da Física Newtoniana aplicam-se aos fenómenos actuais e também aos do passado e do futuro. Com alguma informação, é possível explicar porque caiu uma ponte há 200 anos e porque outra ponte mal construída cairá daqui a 100 anos. As leis da Física são intemporais, portanto. Dir-se-á que o tempo não é uma ilusão porque assistimos aos efeitos da sua passagem: ficamos com os cabelos brancos, os órgãos envelhecem, as pontes apodrecem e os governos caem (alguns!...). Mas a relação desses fenómenos com uma grandeza chamada tempo é construção mental do homem. A natureza não tem nada com isso. Podíamos dizer que, depois de nascermos, o glaciar X perdeu 300 toneladas de gelo, em vez de dizer que temos 30 anos, ou que o Benfica vai ser campeão depois de Pinto da Costa deixar o FêQuêPê, em vez de dizer que será daqui a 100 anos. Na verdade, o tempo—sendo uma ilusão—é útil. Foi inventado pelo homem, mas foi uma boa ideia. Tal como o dinheiro evita andarmos a trocar fatos por sacos de batatas ou de cebolas, o tempo que inventámos dispensa-nos de saber as toneladas de gelo que derretem num qualquer glaciar, ou daqui a quantos anos Pinto da Costa emigra para o Brasil.
Aliás, chegados a este ponto, é oportuno perguntar: só o tempo é convencional e ilusório? Na realidade, tudo que chamamos ciência fica sob suspeita—a nossa capacidade de "ver" o universo é rasca e desfocada. Porque há-de ser melhor a interpretação que fazemos dos fenómenos que observamos?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário