A Base da Civilização
A lei do universo baseia-se sobre o concurso destes dois
grandes agentes: a luta pela vida e a selecção natural. A luta pela vida é o
estado permanente de todos os seres, para os quais a criação é uma eterna
batalha. A sorte do conflito decide-a a selecção natural. Como? Fixando na
espécie, pela adaptação ao meio, os seres mais fortes, e expulsando os seres
inferiores. Por isso o professor Haeckel afirma: "A teoria de Darwin
estabelece que nas sociedades humanas, como nas sociedades animais, nem os
direitos, nem os deveres, nem os bens, nem os gostos dos membros associados
podem ser iguais." Ora o que é que estabelece o Direito? O Direito
estabelece precisamente o contrario disso: a igualdade dos deveres recíprocos
para a mais equitativa distribuição dos bens.
O Direito portanto não só não é uma emanação da lei
natural, mas é uma reacção contra essa lei. A natureza é o triunfo brutal
decretado ao forte. A sociedade é a protecção consciente assegurada ao fraco. A
criação funda a luta pela vida. A sociedade organiza o auxílio pela existência.
Uma civilização é tanto mais adiantada quanto mais ela submete ao seu domínio as fatalidades naturais. E é assim que o homem, de conquista em conquista, chegará um dia, como diz Büchner, ao paraíso futuro, ao paraíso terreal, de onde não veio mas para onde vai, e que não é um dom divino primitivo mas o fruto derradeiro do trabalho humano.
Ramalho Ortigão, in "As Farpas" (1883)
Uma civilização é tanto mais adiantada quanto mais ela submete ao seu domínio as fatalidades naturais. E é assim que o homem, de conquista em conquista, chegará um dia, como diz Büchner, ao paraíso futuro, ao paraíso terreal, de onde não veio mas para onde vai, e que não é um dom divino primitivo mas o fruto derradeiro do trabalho humano.
Ramalho Ortigão, in "As Farpas" (1883)
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