sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O QUE FAZIA CORRER PHIL JONES?

.
O editorial da revista Science desta semana, escrito por Ralph Cicerone, presidente da National Academy of Sciences americana, comenta o comportamento enviesado dos investigadores da Climate Research Unit, da Universidade de East Anglia, vítimas do ataque de hackers ao correio electrónico de e para aquela Unidade. Alegadamentre, os mails demonstravam a ocorrência de manipulação de dados para reforçar a posição dos defensores do aquecimento global antropogénico.
O Dr. Cicerone acha que os factos mencionados, embora não ponham em causa dados existentes sobre o aquecimento, são motivo de preocupação pelo padrão científico que revelam e porque comprometem a confiança do público no que os cientistas fazem. E, após várias considerações, termina dizendo que estes devem fazer urgentemente tudo para demonstrar ser da natureza da Ciência corrigir-se a si própria e que é merecedora da credibilidade colectiva.
Não sei exactamente o que se passou com o Prof. Phil Jones, de East Anglia, mas, se foi o que se diz, prestou um mau serviço a toda a gente; desde logo a ele próprio, e depois à Universidade onde trabalha, à sua causa, que até pode estar correcta, e a todos os investigadores honestos e devotados deste planeta que ele diz querer salvar.

Ou só queria fazer currículo? Isso é mais grave do que vender-se por um prato de lentilhas. Valha-nos Deus!


Nota: A fotografia em cima é do Dr. Ralph Cicerone. À direita ficou o Prof. Phil Jones

Sem comentários:

Enviar um comentário