sábado, 20 de abril de 2013

A AMNÉSIA QUE A TODOS AFECTA


A Grécia está pior que nós—difícil tal coisa, mas é verdade.  Como nós, e a maior parte da Europa, está cheia até aos colarinhos da conversa da Alemanha. Os teutónicos, independentemente de terem razão em muitas coisas que dizem e fazem,  dizem-no e fazem-no de forma difícil de deglutir e digerir. Por isso têm uma História riquíssima de actividade bélica criativa, alguma bem fresca.
A Grécia, que é quem nos interessa agora, "encheu" e pediu um estudo sobre as reparações nazis devidas a Atenas, depois da ocupação alemã no último acto guerreiro dos boches. Segundo a imprensa grega e alemã, o estudo terá revelado que estão ainda por pagar 162 mil milhões de euros. Isto é, a Pátria da senhora Merkel terá sido acometida por um lapso de memória inesperado e esqueceu-se de pagar—não é calote: foi esquecimento.
Com a subtileza que caracteriza o trato germânico nas relações internacionais, o ministro Wolfgang Schäuble declarou, em alto e bom som, que o assunto está "regulado há muito tempo e é irresponsável voltar a ele". E que, "em vez de enganar o povo grego, era melhor apontar-lhe o caminho das reformas". Está perfeito! Só não percebo porque o Senhor Schäuble é Ministro das Finanças, quando devia ser dos Negócios Estrangeiros—é um diplomata nato, está mais que visto.
Como costuma dizer-se sobre várias posições, umas mais dignas que outras, foi assim que a Alemanha perdeu a guerra. É verdade.
.

1 comentário: