quinta-feira, 1 de maio de 2014

RECORDAR S. LUCAS

.


  • Vende tudo o que tens, distribui o dinheiro pelos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me.
  • Não podes seguir dois senhores. Não podes servir a Deus e a riqueza.
  • Bem aventurados os pobres, porque deles é o Reino dos Céus.
Tudo isto está escrito no Evangelho de S. Lucas.
Perguntar-se-á a que título vem a conversa. O título leio-o hoje no "Expresso" online e reza assim: "O Papa e a mansão de luxo do Cardeal Bertone". E diz depois que mesmo ao lado da Casa de Santa Marta, onde Jorge Bergoglio—também Papa Francisco—vive em 70 metros quadrados, Tarcisio Bertone, cardeal e ex-segunda figura da hierarquia católica, vai viver num apartamento de 700 metros quadrados e dois milhões de euros.
Leio depois, também, que Bertone se viu na necessidade de dar explicações públicas  do facto. E que diz Bertone? Diz esta pérola: "O apartamento é espaçoso, como é normal nas residências nos antigos palácios do Vaticano, e foi completamente restaurado à minha custa". Bertone está tranquilo, portanto: gastou muito dinheiro, mas foi tudo à sua custa—Bertone tinha muito dinheiro para gastar em luxos e ninguém tem nada a ver com isso.
Francisco já falou há tempos nessa dos "Príncipes da Igreja" e noutras coisas inaceitáveis. Em Outubro passado, demitiu o cardeal alemão Franz-Peter Tebartz van Elst por este ter feito obras de 31 milhões de euros na sua nova residência paroquial. E se "escava" muito, ficam poucos para contar como foi.
Não me compete ser zelador da fé, nem julgador do comportamento ético de hierarcas católicos. Mas a pergunta é se esses senhores, como Bertone, Tebartz van Elst e outros conhecidos, acreditam de facto na religião em que é suposto acreditarem, e se verdadeiramente estão interessados em salvar as almas dos fieis  no outro mundo, impondo rígidas normas—às vezes cruéis—ou querem apenas salvar-se a eles neste mundo.
.

(Comenta de Génova, onde a carta de Bertone foi publicada no semanário católico  "Il Cittadino", D. Paolo Farinella, bibliólogo, pároco no centro histórico e desde sempre empenhado na acção social: «Bertone deve envergonhar-se. É só um homem de poder. Se eu fosse Papa, fá-lo-ia demitir-se já de cardeal. Não se admite, vivemos em contacto com gente que morre de fome, Bertone não se contém, uma vergonha para o Papa que vive em 70 metros quadrados».)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário